COOPERATIVA ESCOLA

O Cooperativismo 

Cooperativa é uma forma de associação entre indivíduos que tem como objetivo uma atividade comum, e que seja trabalhada de forma a gerar benefícios iguais a todos os membros, os chamados cooperados.

A base do funcionamento de uma cooperativa é a ação mútua, em cooperação. O investimento para todas as partes é o mesmo e o retorno também.

Cooperativa na Etec Augusto Tortolero Araújo 

A cooperativa de nossa Etec é responsável direta por gerar recursos e disponibiliza-los para aulas práticas e assim contribuir com o ensino e aprendizado atendendo às propostas do ensino técnico profissional nas escolas agrícolas. Para que possa gerar esses recursos a cooperativa comercializa a produção excedente de hortaliças, doces, suínos, bovinos e aves.

A Cooperativa Escola da ETEC Augusto Tortolero Araújo de Paraguaçu Paulista, foi fundada em 1997. Seu objetivo principal é apoiar os projetos de aprendizagem prática dos alunos dos cursos técnicos. A produção excedente destas práticas didáticas é comercializada na própria Cooperativa Escola, visando a sustentação econômica tanto das atividades da Cooperativa quanto da manutenção da escola. Dentre esses produtos estão os hortifrutigranjeiros, leite e seus derivados, ovos, carnes e embutidos, aves etc.

A organização da Cooperativa é estruturada pela Assembléia Geral, Diretório, Conselho Fiscal, Comissão Técnica e Comitê Executivo. Esses órgãos sempre estão desenvolvendo atividades que balizam o andamento da empresa.

Além desses órgãos de apoio, a Cooperativa é assessorada por professores orientadores, que recebem apoio do Projeto Cooperativa-Escola do Centro Paula Souza.

PRODUTOS
13882285_1590399094588797_39568368358329
PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
 
Luiz carlos Ferceli Júnior
Simone Eziquiel Brito Simão
Maria Lucinéia Pontes
(18) 3362-2612
SAM_0763.JPG

Cestas especiais por encomenda

ESTATUTO

O estatuto da Cooperativa Escola está no arquivo logo abaixo. Você vai encontrar todas as informações sobre as formas de atuação e as atribuições dos membros da diretoria e do conselho.

A Cooperativa Escola dos alunos da Etec. Augusto Tortolero Araujo, foi constituída e aprovada pela Assembléia Geral no dia 04 de setembro de 1996, registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo, cadastrada no NIRE sob nº 35400042991 e sessão de 11/12/1996 e CNPJ sob nº 01.997.706/0001-32 propugna por uma sociedade, mais humana e mais comprometida consigo mesma. Seu princípio fundamental é a igualdade de direito e deveres e obrigações num convívio de cooperação mútua.

            A filosofia cooperativista adotada no segmento educacional surgiu como alternativa pedagógica e organizacional de um novo jeito de pensar a educação e a formação humana. Portanto, a implementação das Cooperativas nas escolas tem como objetivos, integrar esforços e recursos dos cooperados, divulgar o cooperativismo como instrumento de valorização humana, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo educativo e a consolidação de um modelo educacional qualitativo, investindo na capacitação e atualização do seu corpo docente e discente.

 Os membros da Cooperativa Escola participam efetivamente do assessoramento à Direção da Unidade Escolar, através da execução das atividades previstas, obtendo recursos administrativos e financeiros capazes de subsidiar as necessidades dos alunos e da escola proporcionando meios para o desenvolvimento pessoal tais como o potencial de liderança e o sentido de cidadania.

·         OBJETIVOS

·         Formar alunos aptos a desempenhar a profissão, utilizando para isto técnicas educacionais e de treinamento

·         Educar os alunos dentro dos princípios do cooperativismo, servindo de instrumento operacional do processo de aprendizagem, como componente curricular metodológico

·         Apoiar a escola em sua ação educativa, integrando suas atividades no currículo e fornecendo a prática e fixação de conhecimentos necessários à formação integral do aluno-cidadão.

·         Proporcionar ao aluno condições para aplicação prática no campo o que aprenderam em aula teórica

·         Utilizar o laboratório para despertar curiosidade e aprofundar os conhecimentos desenvolvidos nas aulas teóricas

·         Os alunos internos deverão receber orientação na educação no aspecto técnico, humano, alimentares e esportivos harmonicamente equilibrados

·         Desenvolver sentido de responsabilidade nos alunos pela administração do empreendimento

·         Adquirir aspecto de liderança pelo desenvolvimento do trabalho em grupo

 

·         JUSTIFICATIVA

O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova de pensar dos jovens sempre com criatividade, credibilidade e organização. Nas ultimas décadas, os desafios e as mudanças nas políticas públicas abriram espaço para que o aluno participe ativamente das atividades propostas pela cooperativa, tomando decisões e gerenciando projetos que visam alcançar a eficiência e a eficácia da Cooperativa Escola como empresa numa formação humana e técnica para o exercício da cidadania e integração na sociedade.

A educação cooperativista prepara o aluno para uma visão solidária, promovendo a organização de seus estudos até sua vida profissional, acumulando experiências que irão facilitar o enfrentamento de problemas e dificuldades que encontrarão no competitivo mercado de trabalho.

 

 

·         METODOLOGIA

·         Prover todos os projetos técnico-pedagógicos com materiais, produtos, utensílios e equipamentos necessários para o perfeito funcionamento destes.

·         Promover e incentivar a preservação geral do mobiliário, prédios e equipamentos da Etec através da conscientização dos alunos, funcionários e professores (patrimônio)

·         Estabelecer convênios com empresas agropecuárias para realização de: palestras e estágios

 

·         Reunir mensalmente com membros do Conselho de Administração, Comitê Educativo, Conselho Fiscal, membros de Convivência e cooperados

·         Acompanhar cronograma de desenvolvimento nos procedimentos administrativos

·         Promover a participação dos alunos, professores e funcionários em cursos, seminários, palestra, etc. através de NSA (Novo Sistema Acadêmico).

·         Participar das reuniões semanais para organizar o setor produtivo;

·         Informar semanalmente através de flipchart na sede da
Cooperativa Escola, as atividades desenvolvidas na fazenda, envolvendo os projetos agropecuários.

 

- RESULTADO ESPERADO

·         Espera-se com o projeto, proporcionar aos alunos, educação dentro dos princípios do cooperativismo, servindo de instrumento operacional no processo de ensino-aprendizagem e promover o apoio necessário à escola em sua ação educativa fornecendo a prática e fixação de conhecimentos necessários à formação de técnicos com habilidades e competências específicas voltadas ao mercado atual de trabalho, e aos valores éticos e morais.

·         Jovens  cidadão com perspectiva de realização pessoal, comunitária e profissional.

·         Que os alunos adquiram conhecimentos  através da realização das atividades e evidencia-se nos resultados como a organização na produção com agregação de valor aos produtos que em pequenas cooperativas viabilizam mercados numa concepção de desenvolvimento sustentável

·         Espera-se em permanente reflexão, se profissionalizem e  estejam sempre  informadas e que detenham o conhecimento de como lidar com as políticas públicas a partir da organização local com autonomia.

·         Viabilizar atividades dos setores produtivos e pedagógicas

 

 

COOESATA
COOESATA

OVOS
OVOS

VERDURAS POR ENCOMENDA
VERDURAS POR ENCOMENDA

COOESATA
COOESATA

1/9